Viajar é um raro prazer!!!

Viajar é um raro prazer!!!

Colônia del Sacramento – Uruguai

Colônia del Sacramento – Uruguai

Colônia del Sacramento, às margens do Rio da Prata e a 177 km de Montevidéu, é a cidade mais antiga do Uruguai e parece estacionada no tempo, com seus casarões coloniais, ruas de pedra e carros antigos. É também conhecida como a “Paraty do Uruguai”.

Estive recentemente em Buenos Aires com uma amiga e queríamos conhecer Colônia, pequena cidade às margens do Rio da Prata. Atualmente, é um dos destinos turísticos mais importantes do Uruguai.

Como ir

Em geral, chega-se a Colônia de ônibus ou de barco.

Fomos de ferryboat, da Buquebus.

Saímos cedo, numa segunda-feira, vendo o nascer do sol em Buenos Aires, e, em uma hora, chegamos a Colônia. Voltamos no barco das 17 horas, com um lindo pôr do sol.

História da cidade

Colônia del Sacramento foi fundada por portugueses em 1680. Entretanto, foi disputada muitos anos por Portugal e Espanha, devido à sua localização estratégica no litoral do Rio da Prata, de frente para a cidade de Buenos Aires, na outra margem do rio. Disso advém a forte influência lusitano-espanhola na sua história.

Em 1995, tornou-se patrimônio histórico e cultural, pela UNESCO.

O que fazer em Colônia del Sacramento

Fiz um bate-volta para Colônia, e foi o suficiente para mim. Para alguns turistas, é interessante passar uma noite por lá. Fico devendo essa impressão noturna.

Em Colônia, pude caminhar despreocupadamente e perceber o charme e a singeleza das ruelas de pedra, das plantas e trepadeiras nas paredes das edificações, das casas construídas há séculos, além de becos lindos com vista para o rio.

Uma característica que chama nossa atenção são os muitos carros antigos e estacionados nas ruas, muitos já sem motor e danificados, cheios de plantas e flores em seu interior.

Legal também foi contemplar por um tempo a imensidão do Rio da Prata, que me fez esquecer da vida. Parecia estar em um passado distante e desconhecido, mas muito atraente.

Ah, destaque especial para a gastronomia local.

Infelizmente, os museus e outros pontos turísticos e históricos do lugar estavam fechados.

Mesmo assim, tive momentos que normalmente não desfrutamos em nosso dia a dia, principalmente quando residimos em grandes cidades, como é o meu caso.

Contrariamente, vi muitas casas de alto padrão, com arquitetura moderna, dentro da parte amuralhada de Colônia del Sacramento. Não sei o porquê. Talvez por ser uma cidade litorânea, na qual os uruguaios e também os milhares de turistas venham para curtir o verão.

Na minha opinião, esse fato descaracteriza um pouco a singeleza do lugar, notadamente na sua parte histórica. Outra ressalva: os pontos históricos carecem de uma sinalização melhor para o turista se situar.

O que ver em Colônia

Tudo é interessante em Colônia. Você certamente passará pelo Portão da Cidade, pelo centrinho histórico, pela Plaza Mayor, pela Rua dos Suspiros, pela Basílica do Santíssimo Sacramento, pelo Farol, pelo porto e marina, por inúmeros museus, restaurantes etc.

Não deixe de conhecer Colônia!!!

Dicas

  • Os pontos turísticos em Colônia, em sua maioria, estão fechados às segundas-feiras.
  • Um dia é suficiente, e dá para fazer tudo a pé.
  • Abril e setembro são os melhores meses para visitá-la.

 Sua opinião é importante. Aguardarei seu comentário.



5 thoughts on “Colônia del Sacramento – Uruguai”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: