Viajar é um raro prazer!!!

Viajar é um raro prazer!!!

Maceió e suas praias deslumbrantes

Maceió e suas praias deslumbrantes

Maceió, capital de Alagoas, com suas praias em tons de verde e azul, recebe milhares de visitantes o ano todo. É conhecida como o Caribe brasileiro.

Com 40 km de praias, tendo seu ponto de partida na orla principal, Maceió é uma cidade privilegiada por sua beleza natural. Beleza essa que fica impregnada em nossa memória, pelas cores verde esmeralda ou azul turquesa do mar. E nem é necessário ir muito longe para se deparar com piscinas naturais de águas mornas protegidas por barreiras de corais. Tudo isso nos faz pensar que estamos longe das cidades grandes.

Orla principal de Maceió

A orla principal de Maceió tem 6 km de extensão. A Praia de Pajuçara é o pedaço de areia mais turístico, pela concentração de hotéis e barracas de praia. É nessa praia que se encontra a Feira de Artesanato e o Pavilhão do Artesanato, passeios obrigatórios na capital alagoana.

maceiojangadas maceio

Porém, o que chama a atenção são as tradicionais jangadas que partem dali para as piscinas locais, a mais ou menos 2 km da costa. Muitos turistas vão com suas famílias e levam as crianças para curtirem as piscinas e também para mergulhos. No retorno dos passeios, todos voltam deslumbrados. Em contrapartida, a praia da orla não me pareceu muito apropriada para banhos.

Há, também, a vizinha Praia de Ponta Verde, tida como a mais badalada de toda a orla urbana de Maceió.  As suas águas calmas, protegidas por barreiras de corais, facilitam a prática de esportes náuticos, como stand up paddle, caiaque e até windsurf, quando os ventos estão mais fortes.

A coloração verde-clara do mar e seus coqueirais são indescritíveis.

Jatiúca é outra praia da orla. Ao passear pelo seu calçadão você encontrará um vai e vem de pessoas, além de restaurantes, barracas, ciclovia etc., além da vista maravilhosa do mar, com variações do azul ao verde.

Passeios por outras praias de Maceió

Praia do Francês

praia do francês

Está situada no município de Marechal Deodoro, em um bairro rústico, com ruas estreitas, repleta de lojas de souvenirs, a uns 30 km de Maceió.

Esta praia possui duas características bem peculiares. Isto é, a praia oferece dois tipos de mares.

No seu lado direito, as ondas são fortes e frequentadas por surfistas e praticantes de windsurf de todo Brasil. No lado esquerdo, devido aos arrecifes, é uma extensa piscina natural com águas calmas e cristalinas, na maré baixa. Nesse lado, há mais movimento de pessoas e a infraestrutura é maior, com muitas barracas e restaurantes nos quais pode se degustar uma variedade de frutos do mar e pratos típicos da culinária nordestina; além de um centrinho na orla, com lojas de artesanato e muitos bares.

À vista disso, é importante salientar que se você procura sossego, o lado direito da Praia do Francês deve ser sua alternativa. Caso contrário, se procura agito e estrutura turística, você adorará o lado esquerdo da praia. Eu amei.

Se você busca passeios diferentes, poderá passear de banana-boat e de barcos para curtir as piscinas naturais na maré baixa. Até passeios de ultraleve podem ser feitos na região.

Praia de Maragogi

maragogiMaragogi, no nordeste brasileiro, é um dos destinos preferidos dos turistas, sendo considerada uma das mais lindas praias de Maceió. Isso se explica porque parte de sua beleza advém de suas areias finas, do mar calmo, dos muitos coqueiros, dos recifes e das galés. É dona das maiores barreiras de corais do Brasil.

Entretanto, o que faz mais sucesso entre os turistas é o deslumbre das Galés de Maragogi, com suas piscinas naturais bem rasas em alto-mar, formadas por arrecifes de corais, a 6 km da costa. Mas não para aí, os turistas podem ver de perto peixinhos coloridos, em um mergulho de snorkel. Pode-se chegar a esse lugar de catamarã.

Além de toda a sua beleza natural, possui uma excelente infraestrutura de restaurantes e passeios de barcos interessantes.

maragogimaragogi

Praia de São Miguel dos Milagres

são miguel dos milagres

São Miguel dos Milagres está localizado na famosa Costa dos Corais, e encanta a todos por sua beleza e simplicidade. É o destino ideal para turistas com crianças e simpatizantes de lugarejos tranquilos e rústicos, pela ausência de grandes redes de hotéis ou lugares badalados. Pescadores e jangadeiros são os moradores desse paraíso ainda natural.

Nessa toada, os turistas além de andar por suas praias de areias brancas e desertas podem, ainda, passear de jangada para as famosas piscinas naturais, que se formam na maré baixa, distantes 1,5 km da costa. Aí chegando, os visitantes terão a experiência de mergulhar em meio aos corais e peixinhos coloridos. Infinitamente deslumbrante.

Milagres não tem uma infraestrutura de restaurantes muito boa, mas sua beleza natural é paradisíaca. As pessoas comentam que São Miguel dos Milagres é hoje o que foi Maragogi outrora.

Por tudo isso, visite Maceió e suas praias assim que puder. Voltará impressionado e feliz, pode crer.

DICAS:

  • Não esqueça o protetor solar
  • A temperatura em Alagoas é estável durante boa parte do ano
  • Verifique se sua viagem será na maré baixa (fique de olho na tábua)
  • Para os passeios de barcos/jangadas é importante chegar antes de a maré atingir o nível mínimo: a água estará mais límpida
  • Caso tenha, não deixe de levar seu snorkel e câmera à prova d’água; pois assim economizará com o aluguel destes utensílios durante a viagem.
  • Pesquise bem o preço dos passeios, porque a cada passo terá uma infinidade de propostas, tanto em Maceió quanto nas atrações turísticas. Seja gentil, mas mantenha o foco e pesquise bem os preços e a idoneidade das agências para depois decidir.

Comente conosco, se gostou de Maceió. Você pode curtir/compartilhar pelo facebook ou por e-mail.

 

 

 



2 thoughts on “Maceió e suas praias deslumbrantes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: